terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1,2,3 e já! A técnica.

O título desse post é parecido com o do meu post de estréia. É que escrevi o primeiro post na base do 1,2,3 e já! a minha técnica contra a procrastinação daninha. Como eu discuto aqui no blog, há a pró-crastinação, que pode render bons frutos, e há a procrastinação daninha, que a gente desenvolve assim como um vício, algo que a gente faz de modo automático. Por exemplo, você precisa telefonar para alguém para dar algum, aviso,/recado/pedir alguma informação e sei lá por quê você pensa "ah, já, já faço isso". E pode até ser que faça dali a pouco mesmo, mas pode ser que não também e aí que a coisa começar a ficar contraproducente (haha, não acredito que escrevi essa palavra. eu a odeio). Mas para tudo dá-se um jeito, e há uma forma bem simples de tirar a procrastinação daninha do piloto automático: a revolucionária técnica do

1,2,3, E JÁ!

Muito simples. Utilizo sempre que preciso fazer algo que pode ser resolvido rapidamente e , por algum motivo obscuro, eu resolvo deixar para fazer depois. Primeiro eu noto que estou adiando algo bobo, aí eu tomo um fôlego e repito mentalmente 1,2,3 e já! vou e faço. Sem olhar pra trás, hein. Para intensificar a técnica sempre me imagino pulando numa piscina, igual quando era criança. É só sair correndo, dizer 1,2,3 e JÁ! e pronto. Quem se atira na piscina é pra se molhar.

"1,2,3 e já! woohoo"

Funciona melhor com tarefas de resolução rápida, como arrumar o quarto, fazer telefonemas, responder emails, escrever posts, pagar contas, enfim, tudo que necessita de um impulso inicial para se começar, mas que depois vai fluir mais facilmente.
Você pode sofisticar sua técnica e escolher mentalizar o 1,2,3, e já! de outras formas. Ao invés de se imaginar pulando numa piscina, pode imaginar pulando de pára-quedas, de bungee-jump, de skycoaster, enfim, qualquer coisa que necessite de um pouco de coragem.



Pular de prédio rumo a morte não vale.

Nenhum comentário: