quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Procrastinação estruturada

Criador da expressão Procrastinacão Estruturada, John Perry, Professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Stanford, é também autor de diversos livros que contribuíram para o desenvolvimento de sua área e sub-áreas (filosofia da linguagem, metafísica e filosofia da mente).

Perry defende a ideia de que podemos fazer com que a procrastinação trabalhe a nosso favor, tornando-nos seres humanos eficientes, respeitados e admirados pelo número de tarefas que podemos realizar. A ideia-chave desse conceito é a de que procrastinar não significa não fazer nada, "procrastinadores raramente ficam ser fazer nada", ele diz, "eles fazem rapidamente coisas úteis".

E como trabalhar dessa forma? Criando uma lista com coisas a se fazer por ordem de importância. As tarefas mais importantes e urgentes (e que você está adiando) ficam no topo da lista e, outras tarefas menos importantes, vêm em seguida. Aí então começa a a parte divertida: você começa a realizar muitas coisas de modo eficiente, coisas que provavelmente você também adiaria caso não tivesse algo mais importante e trabalhoso a se fazer. Tudo parece mais fácil em comparação com a tarefa difícil. Além de resolver pequenas pendências, você ainda aumenta seu senso de utilidade (yes, you can!), o que pode aumentar sua coragem para fazer as tarefas do topo da lista.

Na sua lista você pode colocar muitas coisas, as quais você pode começar a fazer imediatamente.

- redigir um relatório
- checar e responder emails
- ler aquele artigo pendente
-pesquisar alguns dados na internet
-revisar um trabalho
-organizar pastas no computador
-fazer a lição do curso de idiomas
-pagar contas no banco
-lavar a louça
-guardar a louça
-varrer o quintal
-preparar e congelar a comida que vai comer durante a semana
-lavar o banheiro
-descongelar a geladeira
-ligar pro disk-água e pedir um galão cheio
-etc.

Bom, essas são só algumas coisas que pensei para serem colocadas em uma lista de coisas a se fazer. Acho que todo pró-crastinador possui a casa mais limpa do mundo em épocas nas quais precisa fazer algum trabalho importante, hehe. E isso é inútil? Claro que não.

faxina: não menospreze essa tarefa

Segundo Perry, o problema dos procrastinadores é que eles, frequentemente, seguem uma linha de raciocínio que vai em direção contrária ao que foi exposto aqui. Eles acabam se comprometendo com menos tarefas por acharem que, assim, terão mais tempo para liquidar o que precisa ser feito de mais importante. Porém, essas 'poucas coisas' serão, consequentemente, as mais importantes e então, ele (o procrastinador) não fará nada a respeito disso. O 'truque', conforme ele explica, é de colocar no topo da lista, tarefas com o prazo de entrega bem definido. Isso dará o senso de urgência para que o trabalho seja realizado de qualquer jeito. Talvez, no meio do caminho, aparecerá alguma outra tarefa mais importante ainda do que a primeira, então esta perderá a prioridade na lista, e será feita mais rapidamente.

Podemos chamar esse tipo de procrastinação não somente de estruturada, mas também de deliberada, e isso nos confere uma maior sensação de controle. Para o filósofo, sentir-se mal em relação ao adiamento do trabalho é o que mina a motivação dos pró-crastinadores. Aí, nada é feito mesmo.

*

Depois de ler sobre isso, fiquei aqui pensando que outro fator que garante essa instrumentalização da procrastinação, é o fato de a mente permanecer sob uma certa 'tensão' durante o adiamento. Desse modo, ela fica muito mais comprometida em garantir um sentido único aos pequenos afazeres. Coisas que poderiam passar desapercebidas ganham uma importância maior, o que pode gerar uma maior percepção de novas oportunidades.

Escreverei mais sobre isso no próximo post.


2 comentários:

Joéverson Evangelista disse...

Que coincidência! Falei de procrastinação, um termo muito em voga atualmente em nosso meio acadêmico, e você com um blog em defesa da dela! Certamente vamos escrever muito sobre isso, ao menos até termos de lidar com o Destino (também conhecido como "Prazo")...
Força na peruca!

Nathalia disse...

Oi Jo! acho que nesse começo de ano a procrastinação tem rondado o inconsciente coletivo, hahah. Bom, a ideia do blog não é exatamente defender a procrastinação, e sim tentar entendê-la em seus vários aspectos, sejam eles bons ou ruins. Força na peruca pra todos... e não baixa essa bola! :)
beijo