terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Procrastinação na academia (não a de ginástica... por enquanto)

Jorge Cham é o que podemos chamar de pró-crastinador de sucesso. Formado em Engenharia Mecânica, Cham começou a fazer seus primeiros rascunhos do que viria a ser uma tirinha de sucesso, o Phd Comics, quando ainda estava no mestrado.

"you can choose your own definition of success"

Assim como o ex-economista e cartunista Scott Adams, autor do divertido Dilbert, Cham também inspirou-se no meio em que o rodeava para criar personagens que causam grande empatia nos leitores, que se identificam profundamente com as histórias retratadas em cada tirinha. É o que podemos chamar de "humorista orgânico", expressão baseada no conceito de intelecual orgânico de Gramsci (rá, e essa é só uma piadinha. uma piadinha orgânica, apenas pra manter a força do habitus  #cientistassociaispiadistas).

Retratados em suas angústias, anseios e muitos e muitos episódios de procrastinação, os personagens do Phd Comics demonstram como é o cotidiano dos estudantes de pós-graduação (sem nem um pingo do glamour de como a ciência frequentemente é vista e retratada pela mídia de massa).
o "eu deveria" é o sentimento recorrente da procrastinação

Atualmente, Jorge Cham se dedica exclusivamente ao cartunismo apesar de ter concluído o pós-doutorado em ciências exatas. Com o sucesso de suas tirinhas, passou a ser convidado para dar palestras em universidades no mundo todo. O tema? O Poder da Procrastinação (infelizmente, em seu site, não há material escrito sobre o conteúdo dessas falas). A demanda por suas palestras é bem alta, capaz de deixar qualquer conferencista pró-ativo-resultados-são-pra-ontem de queixo caído.

É um exemplo de que a procrastinação pode ser utilizada de forma criativa e empreendedora. Ou você acha que ele não cria sobre o que conhece profundamente? Quem é que fica desenhando tirinhas durante o mestrado em engenharia? Hehe.

Saiba mais em Piled Higher and Deeper: The Everyday Life of a Grad Student



ps- Mas como eu gostaria de sempre ressaltar aqui, uma coisa não exclui a outra. Durante sua vivência acadêmica, Cham também cumpriu suas tarefas, por mais procrastinadas que tenham sido. Nos próximos posts escreverei sobre a "procrastinação estruturada", termo concebido por John Perry, outro pró-crastinador de sucesso.

Nenhum comentário: