domingo, 10 de janeiro de 2010

1,2,3 e já!

pro.cras.ti.nar 1. deixar para fazer algo mais tarde

Encontrei essa definição no Wikicionário. No meu mini-dicionário Aurélio, que está um pouco desatualizado (na verdade, caindo aos pedaços praticamente), o significado de procrastinar é adiar. Simplesmente isso: adiar.

Minha ideia sobre procrastinar vai além dessas meras definições formais. E minha intenção ao abrir esse blog é discutir, reunir materiais, relatar experiências (a minha e a dos outros), e, acima de tudo, criar um espaço para que os procrastinadores, sejam ele ocasionais ou crônicos, sintam-se acolhidos e deixem de ser marginalizados pela sociedade. Afinal, de procrastinador e de louco, todo mundo tem um pouco (ok, ficou meio tosco esse trocadilho).

Acredito que a procrastinação precisa ser desmistificada e passe a ser tratada de forma mais leve e não como um dos sete pecados capitais. Isso porque muita gente confunde procrastinação com preguiça. E, definitivamente, uma coisa não é sinônimo da outra. Vocês, meu amigo procrastinador, minha amiga procrastinadora, não são preguiçosos/vagabundos/irresponsáveis/indolentes. Não mesmo. E vocês também não sofrem de um "mal", de um desvio de caráter e muito menos de uma doença. Você não é uma pessoa fracassada, ineficiente ou pior do que as outras.

A procrastinação é uma forma de encarar certas atividades em nossas vidas e ela pode surgir de diversas formas. Você pode procrastinar tanto o sofrimento quanto o prazer. Pode procrastinar grandes ou pequenas coisas. O que proponho a você, que está buscando uma forma de matar o ser procrastinador dentro de si é que pare e reflita um pouco. Todos (ou uma boa parte, não sei) buscamos nos aperfeiçoar como pessoas e isso implica a "correção" de nossos defeitos. Porém, para mim, o que consideramos defeitos pode ser muito útil dependendo da situação e da dosagem em que se manifesta. Todo exagero faz mal (e acho que isso você já aprendeu durante a páscoa, quando comeu aquele ovo de meio quilo em um dia) , mas ele pode ser usado a seu favor também. E como fazer isso? Perdendo o medo, se expondo, aprendendo.

Por isso o nome desse blog é Pró-crastinadores. Não vamos ter vergonha do que somos e não vamos nos esconder. Até os pró-ativos são procrastinadores, e os procrastinadores também são pró-ativos. Chega de perseguição, galera. Não somos grupos antagônicos.

Nos próximos posts falarei mais um pouco sobre a minha experiência com a procrastinação.
Vem comigo.

Nenhum comentário: